Como executar um arquivo no linux

De EpidemicWiki
Ir para: navegação, pesquisa

Esta pergunta parece muito simples, ou mesmo um “pega de prova; mas tenho certeza que muitos de nós já passou por este problema. Por exemplo para instalar o Google Earth ou o driver de vídeo da nVidia é necessário baixar o arquivo binário e simplesmente executá-lo.

Agora começa o problema do novo usuário Linux. Clicar duas vezes no arquivo não resolve o problema (como no Windows) é preciso executá-lo via terminal e como root (administrador).

Para acessar um terminal você encontra no Menu do Epidemic ou pressionando simultaneamente as teclas ‘Ctrl+Alt+F1’; então logue-se como root usando a senha que cadastrou na instalação do sistema.

Por questão de segurança as permissões de arquivos são diferentes para cada usuário e grupo (para mais informações consulte em nossa Wiki o artigo “O básico sobre permissões de arquivos”), então pode ser necessário alterar a permissão do arquivo. Basta realizar o comando abaixo

 epidemic:~# chmod +x nome_do_arquivo

A entrada “+x” libera o arquivo para ser executado sem restrições. Para executar o arquivo use o comando “sh” ou “./”, então:

 epidemic:~# ./nome_do_arquivo

Ou

 epidemic:~# sh nome_do_arquivo
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas