ABiblia Software

De EpidemicWiki
Ir para: navegação, pesquisa

Muitos desistem da migração Windows x Linux por não encontrarem aplicativos compatíveis com os que estão habitados em ambiente Windows. A partir daí encontramos vários artigos na internet sobre aplicações para ambiente linux com as mesmas funções de outros para Windows. E não é difícil também encontrar aplicativos para os dois sistemas operacionais.

Quero lhes apresentar um software para leitura e pesquisa da Bíblia chamado “aBiblia Software”, um aplicativo escrito em Qt, de fácil instalação e bastante intuitivo também. Existem basicamente duas formas de instalação, mas para os usuários do Epidemic GNU\Linux tres formas, vamos começar pela mais fácil delas.


01 - Via Easy Channel no Epidemic Linux

No meu do Epidemic procure o Easy Channel quando abrí-lo o que voce deve fazer é atualizar a lista para que o Easy Channel faça a atualização da lista mais atual de aplicativos disponíveis.

Depois selecione aBiblia Software para instalação e clique aplicar.

Easychannel.jpg

O Easy Channel se preocupará com o Download, instalação e configuração da aBiblia, depois que tudo estiver terminado o ícone da aBiblia Software estará no menu do K e no submenu escritório.

02 – Baixar e instalar o aplicativo:

Para isso vá até a pagina de downloads e baixe o pacote, no caso do Epidemic GNU\Linux que é baseado no Debian você deve baixar o pacote .deb:

http://www.comunidadeabiblia.net/abiblia-software/downloads/

Na própria pagina de downloads existe uma relação de quais dependências devem ser instaladas antes da instalação da aBiblia Software. Para a versão estável atual (1.2.0) as dependências são: ‘libqtgui4 >= 4.4.0, libqt4-sql-sqlite >= 4.4.0’ Para instalar basta abrir um terminal (Konsole) como root (super usuário) e fazer o seguinte comando:

# apt-get udpate 

para atualizar a lista de repositórios

# apt-get install libqtgui4 libqt4-sql-sqlite

para instalar as dependencias necessárias

Instaladas as dependências vamos agora instalar aBiblia. Vá até a pasta onde você copiou o pacote da aBiblia Software (neste exemplo eu baixei o arquivo na pasta do usuário Epidemic)

# cd /home/epidemic/ 

para entrar na pasta

# dpkg –i abiblia-1.2.0-linux.deb 

Para instalar o pacote. (Sendo “abiblia-1.2.0-linux.deb” o nome do pacote, caso haja atualização você deve digitar o nome do outro pacote).

Pronto, no menu do K e no submenu escritório aparecerá o ícone a aBiblia Sofware.

03 – Adicionar aBíblia Software no seu sources.list

Existe um repositório Debian, uma entrada para acrescentar no 'sources.list', então é possível instalar e atualizar via apt-get.

Você precisa primeiro adicionar o endereço no seu sources.list. Para abrir a lista de repositórios faça o comando:

# kwrite /etc/apt/sources.list

Para abrir o sources.list em modo gráfico, ou:

 # nano /etc/apt/sources.list

Para abrir o sources.list em modo texto

Este comando abrirá um editor de texto com várias linhas contendo endereços de internet. Nao se assuste, apenas acrecente no final do arquivos as linhas referentes ao repositório da aBiblia Software. Depois salve o arquivo e feche o editor de texto:

Para a última versão estável acrescente a entrada abaixo:

deb http://debian.comunidadeabiblia.net/stable/binary-i386 ./

Para a versão em teste (desenvolvimento). Lembre-se que na versão em teste é provável ainda tem bugs a serem corrigidos, faça isso somente se realmente souber o que está fazendo e\ou estiver disposto a reportar os bugs para o desenvolvedor.

Para a versão em desenvolvimento acrescente a entrada abaixo:

deb http://debian.comunidadeabiblia.net/experimental/binary-i386 ./

É bom lembrar que voce deve escolher uma lista ou outra (a estável ou experimental) senão haverá conflito.

Se você fizer desta forma o próprio apt se preocupará com as dependências, e você poderá atualizar facilmente via apt-get. Depois dos mirros acrescentados ao seu sources.list fica muito fácil instalar aBiblia. Abra um terminal (Konsole) como root e faça os seguintes comandos:

# apt-get update 

para atualizar a lista de pacotes

# apt-get install abiblia 

para instalar a aBíblia Software


Pronto, escolha qual a melhor forma para você e bom uso do Epidemic e da aBíblia Software. Se você é usuário Windows basta baixar o executável (.exe) e instalar clicando duas vezes no instalador que você baixou. A página de downloads da Comunidade aBilia.net está no link abaixo:

http://www.comunidadeabiblia.net/abiblia-software/downloads/

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas