Ver tópicos não resolvidos
Ver mensagens sem resposta | Ver tópicos ativos
Ver seus tópicos não resolvidos
Hoje é Sex Set 03, 2010 12:29 pm

Responder Tópico  [ 13 Mensagens ] 
Vantagens do Linux 
Autor Mensagem
Epidemic Administrador & Beta-Tester

Data de registro: Ter Abr 17, 2007 2:42 pm
Mensagem Vantagens do Linux
Vantagens do Linux

As vantagens do Linux sobre as diversas versões do Windows são várias, entre elas:
· É mais seguro e estável, sendo um sistema altamente indicado para instalações de missão crítica. Servidores Linux são capazes de funcionar ininterruptamente por anos.
· Por ser extremamente modular, é mais leve que as diversas versões do Windows, podendo ser utilizado por micros 486 (e até mesmo por 386 funcionando como terminal remoto), enquanto que para rodar as versões mais novas do Windows (somente o sistema operacional) é necessários um micro com um processador veloz e com uma grande quantidade de memória.
· O Linux oferece diversas opções de interfaces gráficas, com centenas de aplicativos, permitindo que o sistema seja mais flexível e personalizável.
· A maior parte dos aplicativos para o Linux é de livre distribuição e utilização ou de baixo custo. Existe até mesmo Suíte de programas compatível com o Office da Microsoft distribuída desta maneira. Há também gerenciadores de Banco de Dados SQL, programas gráficos de edição de imagens, jogos, etc.
· Muitos programas desenvolvidos para o ambiente DOS em Clipper são facilmente portados para a plataforma Linux.
· É muito mais seguro no que se refere a ataques de vírus. Não existem vírus para Linux.
· É mais seguro quanto a proteção de arquivos do sistema. Usuários comuns não têm acesso aos arquivos do sistema, sendo assim, sua instalação não desconfigura facilmente como acontece com o Windows.
· É um sistema ideal para redes e acesso à Internet.
· É um sistema realmente multiusuário.
· É um sistema realmente multitarefa.
· É o Sistema Operacional que proporcionalmente mais cresce no mundo.
· O Linux e os programas escritos para ele estão em constante atualização, você decide quando, como e o que atualizar.
· E o mais importante: É Software Livre!

Outros item importantes a serem citados.

O Linux é praticamente imune a vírus e trojans
Você provavelmente já teve oportunidade de verificar pessoalmente o problema que um vírus pode causar. A boa nova é que o Linux é praticamente imune aos vírus.
Os vírus não devem ser confundidos com os trojans ou “cavalos-de-tróia”. Estes são pequenos programas que abrem as portas de comunicação da rede interna com a Internet para permitir que um invasor entre no sistema e tome conta da rede, roube dados confidenciais ou simplesmente coloque os computadores fora de ação.
Apenas uma pequena parte dos mais de 60.000 vírus conhecidos são destinados a sistemas a sistemas Linux. A maioria dos vírus visa explorar sistemas Microsoft, não que estes sejam menos seguros, mas sim porque são a maioria dos computadores.
No caso dos trojans ou cavalos-de-tróia o objetivo do criador costuma ser diferente. Geralmente, a idéia é roubar senhas e números de cartões de credito, para atividades que não são lá muito nobres.
Nas empresas, os vírus e trojans costumam vir, além da Internet, em cópias de jogos ou outros programas piratas que os usuários instalam para suas horas de lazer ou até mesmo para fazer seus afazeres diários.
Levando-se tudo isso em consideração, a conclusão é que o uso do Linux nas empresas diminui em muito – diríamos que cerca de 99% - o risco da rede receber um vírus pela Internet ou em alguma cópia de “joguinho”.

A Licença do Linux é gratuita e mais simples
O uso de software licenciado tornou-se um problema para as corporações, um risco que não existia há algumas décadas. Por isto, muitas empresas optaram pelo Linux e seus aplicativos, onde não é preciso cuidar de rígidas normas de licença por usuário, por servidor ou por estação de trabalho.
O controle de licenciamento de software ficou muito complexo, os gerentes de tecnologia sabem que as únicas empresas que estão de acordo com todos os termos da licença são aquelas que, por via das dúvidas, compram cópias adicionais de programas. O possuidor de software proprietário torna-se não apenas usuário, mas também fica responsável pelo gerenciamento dos direitos dos fornecedores.
A documentação e pessoal responsável para isto é quase igual em volume e dinheiro ao necessário para manter os computadores funcionando, aumentando muito o custo de propriedade dos equipamentos.

O Linux é modular
Para montar um sistema Linux é preciso integrar módulos de diversas procedências, pois o Linux é desenvolvido e fornecido por diversos fabricantes, ao contrário do Windows e demais programas Microsoft que formam uma solução completa.

O Linux é contra os monopólios
Monopólios podem criar efeitos indesejáveis como, por exemplo, o aumento de preços. Neste ponto o Linux resolve o problema em sua totalidade.
O Linux tem código fonte aberto e é estável
Talvez sejam estes os melhores argumentos para usar servidores Linux, especialmente na administração pública que o vem usando em larga escala. O Linux possui código fonte aberto. Todos podem vê-lo, estudá-lo e fazer alterações.

Fonte: http://doku.fabriciovc.eti.br/doku.php? ... oria:linux

Sáb Mai 05, 2007 5:55 pm
Perfil WWW
Epidemic Usuário

Data de registro: Sex Mai 04, 2007 4:47 pm
Mensagem 
muito show o linux mesmo.......mas nao sei mexe muito nele mas nada q um tempo para conhecer melhor resolva......
vlw ae pelo topico tmb, muitas pessoas talvez nem saiba dessas vantagens do linux...

Sáb Mai 05, 2007 6:38 pm
Epidemic Usuário

Data de registro: Sáb Jan 19, 2008 9:04 pm
Mensagem Bem explicado !!
Parabéns pelo projeto !!

So não instalo ele pq estou começando no mundo GNU/Linux agora e não tenho como ajudar vcs mas com certeza num futuro bem proximo vou testar.
Me interecei muito nesta parte Servidores Linux são capazes de funcionar ininterruptamente por anos.,

T +

Sáb Jan 19, 2008 9:31 pm
Desenvolvedor

Data de registro: Ter Mar 13, 2007 7:58 am
Mensagem 
Seja muito bem-vindo ao forum Ale_JP.

Mesmo sem ter (por enquanto) muita experiência com Linux, você pode colaborar bastante com o projeto, apenas testando (sem precisar sequer instalar) as versões do Epidemic e postando aqui, suas críticas e sujestões. :wink:

Abraços,
James.

Sáb Jan 19, 2008 9:44 pm
Epidemic Usuário

Data de registro: Ter Jan 29, 2008 6:37 am
Mensagem 
Sem contar o fato de que o Linux não fragmenta os arquivos igual o Windows, por isso ele é mais rápido...

E só mais uma coisinha, para quem usa internet discada, quando a operadora de seu provedor de internet falar que tem uma ferramenta que deixa a internet mais veloz ( 10% ) e custa R$ 30,00 a mais, fale com ela assim:

"Moça eu não preciso disto, uso o Epidemic Linux com Firefox e na internet o Linux é mais rápido que qualquer um, tem um ganho maior que 10 % e eu não pago nada além disto"...

Ter Jan 29, 2008 2:42 pm
Epidemic Moderador & Beta-Tester

Data de registro: Sex Jan 25, 2008 9:03 pm
Mensagem 
Aproveitando o gancho, recomendo uma boa leitura (principalmente para quem está chegando agora), em um artigo postado no blog do Apimente - Antonio Braga Pimentel - é longo, mas vale cada linha.

O Linux Não é o Windows

Abraços a todos.

Qui Jan 31, 2008 5:35 pm
Perfil WWW
Epidemic Usuário

Data de registro: Sáb Mar 31, 2007 9:15 pm
Mensagem Instalação
Ae... ohw... to de cara... instalei o Linux Epidemic 2.1 aki no meu pc... levo uns 4 minutos, particionando e tudo mais... ae vai o infeliz aki instala o windows xp aki tambem... pow... demoro pra caramba... e o windows nem resconheceu meu HD direit O.o... fora que teve que instalar os drivers todos... configurar o moden e tudo mais.
Ae vo roda o Linux... tudo rodando direitin, perfeitin...

Parabens pros desenvolvedores^^

Ramza Beoulve

"Make way evil! I'm armed to the teeth and packing a hamster! "

Minsc

Sex Jul 04, 2008 7:02 pm
Desenvolvedor

Data de registro: Ter Mar 13, 2007 7:58 am
Mensagem 
Seja muito bem-vindo ao forum Nachi.

Caramba, eu ia até falar que você está exagerando um pouco em dizer que a instalação do Epidemic levou apenas 4 minutos, mas a verdade é que no meu Q6600 (core quad) a instalação demora apenas 2 minutos, o que me leva a pensar na razão pela qual a instalação do famoso sistema das telinhas azuis demora tanto. :wink:

Abraços,
James.

Sex Jul 04, 2008 9:44 pm
Epidemic Usuário

Data de registro: Seg Jun 09, 2008 8:53 pm
Mensagem 
Bom aqui no meu pc (Celeron 2,26 ghz, 1 gb de Ram, placa de vídeo de 256 nvidia, como podem ver o processador é de Pc popular, de 2 anos atrás), eu cronometrei e completou a instalação em 5 minutos e 14 segundos.

Se for contar o tempo de iniciar do live cd, (indo direto no instalador)instalar e reiniciar depois de instalado no hd, até o inicio completo do sistema, configurar uma internet Adsl ou discada, dá cerca de 15 a minutos e você está com o PC pronto para acessar a internet.

Das distros que testei, o tempo de instalação se equiparou ao do DreamLinux, que tem um instalador parecido com o do Epidemic , sendo que foram as instalaçôes mais rápidas entre as distros que instalei,com o diferencial do instalador do Epidemic ser um pouco mais fácil de mexer !!!

:) :) :D :D

Sáb Jul 05, 2008 12:12 am
Epidemic Beta-Tester

Data de registro: Seg Jan 28, 2008 12:49 pm
Mensagem 
Valeu pelo link Carlos Moraes, com certeza vou dar uma lida

Qui Jul 17, 2008 11:45 am
Desenvolvedor

Data de registro: Sex Set 19, 2008 11:51 am
Mensagem 
Sem dúvidas o universo Linux apresenta uma gama de opções que deixa qualquer um facinado.

Eu nao conhecia outro sistema operacional além do Windows. Até que um amigo me apresentou o Ubunutu 5.0 e outro o Kurumin 2.1 daquele dia em diante o windows se tornou obsoleto.

Gradativamente é claro, pois nao é fácil mudar de plataforma, mas pela forma com que fui recepcionado na comunidade linux (em geral) nao foi dificil ter uma distribuição linux do desktop.

Hoje 98% do meu trabalho é feito no Linux deixando o Windows apenas para jogar e\ou para minha esposa que se recusa a aprender linux.

8) :lol:

Sex Set 19, 2008 1:54 pm
Perfil WWW
Epidemic Usuário

Data de registro: Sáb Set 12, 2009 1:22 am
Mensagem Re: Vantagens do Linux
Eu sou mais um que esta facinado com a gama de opções do linux, o modo como meu computador reage ao usar uma distribuição linux nele (muito melhor que com o windows). Estou passando de plataforma tambem e confesso que não é facil, tem muita coisa pra eu me garantir sozinho com o linux... Mas estou gostando e o pessoal em geral nao tem preguiça de ensinar e ajudar!!!

UP

Sáb Set 12, 2009 3:15 pm
Desenvolvedor

Data de registro: Sex Set 19, 2008 11:51 am
Mensagem Re: Vantagens do Linux
Software Livre = Conhecimento Livre tambem

Ajudar e ser ajudado... este é o lema..

:) :wink: :roll:

Sáb Set 12, 2009 7:13 pm
Perfil WWW
Responder Tópico   [ 13 Mensagens ]