Lançamento do Epidemic 4.0 Final

Anúncios e avisos importantes fixados pela equipe Epidemic Linux.
jamesbenedito
Desenvolvedor

Lançamento do Epidemic 4.0 Final

Mensagempor jamesbenedito » Seg Set 10, 2012 2:27 pm

Oi Pesoal,

Trago uma excelente notícia para a nossa comunidade. :D

Acaba de ser lançada a versão final do Epidemic 4.0 (Codinome New Generation). Confira a nota oficial de lançamento na página inicial do nosso site: http://www.epidemiclinux.org .

Esta nova versão representa um grande avanço no processo de desenvolvimento do Epidemic, pois é a primeira a adotar a arquitetura de 64 bits, possibilitando o aproveitamento de todos os recursos dos computadores atuais, que estão sendo vendidos com processadores de 64 bits e mais de 4 GB de memória RAM.

O foco do desenvolvimento foi a mudança de arquitetura, mas a oportunidade foi aproveitada também para promover o polimento geral do sistema, que teve quase todos os seus aplicativos reescritos ou aperfeiçoados e conta com as seguintes novidades, em relação ao Epidemic 3.2 (última versão estável):

1 - Desenvolvimento do eMod, uma aplicação que permite criar, com apenas alguns cliques, um MOD (versão modificada) do Epidemic, mudando os temas, alterando as configurações do sistema, instalando e removendo programas e, além disso, exportar e importar os arquivos .emod, para enviá-los a outros usuários, ou disponibilizá-los na internet.

2 - Melhorias no eUpgrade, a ferramenta de atualização do Epidemic, que permite também migrar de uma versão para outra, sem a necessidade de baixar e instalar uma nova ISO, tornando o Epidemic uma distribuição rolling release. No Epidemic 4.0, o eUpgrade ganhou um ícone na bandeja do sistema (systray icon) que avisa quando uma atualização é recomendada, não recomendada, ou não está indisponível.

3 – Suporte inicial ao alemão, passando o sistema a ser oferecido, desde a inicialização, com suporte ao português do Brasil, inglês (traduzido por Otto R. Heredia de Sá), espanhol (traduzido por Miguel Angel Posada Machado) e alemão (traduzido por Bequimão).

4 – Desenvolvimento do eKwin, um aplicativo que permite ativar ou desativar, com um só clique, os efeitos do Kwin, o gerenciador de janelas do KDE. Ele é muito útil, quando o sistema funciona em modo live, em computadores que possuem as mais variadas configurações de hardware e que nem sempre suportam os efeitos fornecidos pelo Kwin.

5 - Melhorias no eInstaller, o instalador extremamente rápido e fácil de usar do Epidemic. Tudo o que é preciso fazer para instalar o Epidemic com o eInstaller é selecionar uma partição para o sistema no visualizador de partições, digitar as senhas do administrador e do usuário default e clicar em Instalar. No Epidemic 4.0, além da opção "Salvar as alterações" que permite configurar praticamente qualquer coisa, foi acrescentada uma opção para selecionar o idioma da instalação, diretamente na interface gráfica do instalador.

6 - Elaboração do novo Manual do Epidemic, agora o Epidemic conta com um manual detalhado, com muitas imagens e informações importantes sobre os recursos e as peculiaridades do sistema, que está disponível tanto no LiveDVD quanto na nossa Página Wiki: http://www.epidemiclinux.org/wiki/index ... tle=Manual .

7 - Novo tema integrado para o GRUB, Plymouth, KDM e Ksplash, baseado no wallpaper desenvolvido por Paulo Corrêa, o mais novo membro da nossa Equipe de Desenvolvimento.

8 - Novo Kernel, 3.2.23-epidemic-amd64, com suporte aos drivers 3d da Nvidia e AMD (ATI), preempt e outras melhorias para maximizar a performance em desktops.

Faça o download do Epidemic GNU/Linux 4.0, clicando em um dos vários links listados na nossa página de downloads e confira você mesmo todas as novidades desta que é, sem dúvida, a melhor versão do Epidemic de todos os tempos.

http://www.epidemiclinux.org/index.php? ... =2&lang=pt

Por fim, gostaríamos de lembrar que o Epidemic é uma distribuição brasileira, desenvolvida de forma comunitária, que não possui recursos para investir em propaganda, por isso, pedimos sua ajuda para divulgar o nosso projeto, indicando a nota oficial de lançamento para ser publicada em blogs e sites especializados em linux e divulgando o conteúdo deste e-mail nos foruns que frequenta.

Abraços,
James.
Imagem
deusdara
Epidemic Usuário

Re: Lançamento do Epidemic 4.0 Final

Mensagempor deusdara » Seg Set 10, 2012 3:07 pm

Olá James e Equipe

Parabéns por mais uma etapa vencida.

Abraços

Deusdará
[Mobo: Asus B85M-E/BR ][CPU: Intel Core i7 4790@3.6 GHz][RAM2x4 GB 1333 MHz DDR3 Kingston][GPU: nVidia GTX 570][HD:Seagate 1,0 TB SATA II][Fonte: ThermalTake TR2 RX 750 W][Epidemic parou de funcionar]
PauloCreto
Epidemic Administrador
Contato:

Mensagempor PauloCreto » Seg Set 10, 2012 3:23 pm

Parabéns James que bom que consegui voltar da vagem antes de você anunciar..., divulgando como posso.

T+
Creto kde-look1 kde-look2
São Caetano de Odivelas - Soure/Ilha do Marajó - Pará
Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la. (Cícero)
Imagem
portaro
Epidemic Usuário
Contato:

Mensagempor portaro » Seg Set 10, 2012 6:34 pm

:D :D :D :D :D :D :D :D :D já estava a tardar ainda vou dar uma tentativa no meu portatil a ver se não fica tão lento como com a Beta, eu acho que ele apesar de ter a flag lm não se dá lá muito bem com o 64 bits, se der para aguentar mantenho o Epi no meu portatill, o de escritorio é só 32.
jamesbenedito
Desenvolvedor

Mensagempor jamesbenedito » Seg Set 10, 2012 7:15 pm

Oi portaro,

É muito bom vê-lo por aqui meu amigo. :D

Não sei nem como agradecer o empenho que você tem demonstrado na divulgação do nosso projeto, tanto no
epidemiclinux.blogspot quanto no tux-a-solta:

http://epidemiclinux.blogspot.com.br/
http://tux-a-solta.blogspot.com.br/2012 ... ande.html/

Fico feliz em saber também que você tem um projeto próprio chamado Flavitu-Linux.

http://flavitulinux.blogspot.com.br/

Você é uma daquelas pessoas que possui muita energia e utiliza parte dela para se dedicar também ao próximo.

Talvez possamos compartilhar algumas coisas entre a nossas distribuições. Se tiver alguma sugestão para o Epidemic, ou quiser utlizar alguma de nossas ferramentas no Flavitu-Linux é só falar.

Abraços,
James.
Imagem
portaro
Epidemic Usuário
Contato:

Mensagempor portaro » Seg Set 10, 2012 7:49 pm

A distribuição que eu lancei, tem como objectivo levar mais conhecimento sobre SL e Linux às pessoas da minha terra e da euroregião que aglutina Chaves do lado Português e Verín do lado Espanhol, no entanto apesar de todo o esforço de divulgação e de alguma dedicação da parte de Espanha, a verdade é que o projecto contínua muito áquem daquilo que queria, levá-lo às escolas, instituições bilbiotecas etc, ou seja ainda que tenha escrito ás administrações e orgãos sociais nem me responderam, sou obrigado a mantê-lo para uns poucos entusiastas eheh.

:lol:

O Epidemic está muito à frente do Flavitu, quando experimentei a Beta o meu portátil bloqueava, algo que me aconteceu tb no pardus, no entanto estou a baixar esta release final e testarei no mesmo portátil ele tem apenas 2GB de ram e não sei se não me parará.

P*S
De certeza que haverá alguma maneira de a partir do 64 bits fazer uma ISO de 32? Se assim fosse e alguém quisesse acompanhar-me poderiamos tentar talvez fazer isso, não atulhando o James de trabalho, se der para tentar me avisem.
portaro
Epidemic Usuário
Contato:

Mensagempor portaro » Seg Set 10, 2012 9:49 pm

HUm instalei e não trava agora vai como um bala nunca vi coisa tão rápida :lol: :twisted:
PauloCreto
Epidemic Administrador
Contato:

Mensagempor PauloCreto » Ter Set 11, 2012 8:29 am

portaro escreveu:P*S
De certeza que haverá alguma maneira de a partir do 64 bits fazer uma ISO de 32? Se assim fosse e alguém quisesse acompanhar-me poderiamos tentar talvez fazer isso, não atulhando o James de trabalho, se der para tentar me avisem.

Sei que irei levar puxões de orelhas, mas a disposição para tentar tenho o que me falta é conhecimento suficiente para tal mas também confesso que mesmo meu PC estando com o Epidemic 64 bits, dou preferência aos 32 (não me perguntem porque) mas é isso até para quando me da as loucas fazer testes no VBox em 64 é duro.

Se puder ser útil de alguma forma Portaro pode contar.

T+
Imagem
jamesbenedito
Desenvolvedor

Mensagempor jamesbenedito » Ter Set 11, 2012 8:55 am

Oi portaro,

Fico feliz em saber que o Epidemic 4.0 Final funcionou bem no seu computador. :D

Quanto ao Epidemic de 32 bits é um caso a se pensar, mas como a nossa equipe é ainda muito reduzida, optamos, a partir do 4.0 Beta 1, por não disponibilizar a versão de 32 bits, o que, aliás, recentemente, foi adotada também pelo pessoal do Chakra: http://chakra-linux.org/news/index.php? ... pport.html .

A maior parte do trabalho, neste caso, não está em compilar os pacotes específicos do Epidemic também para 32 bits, nem em criar uma ISO de 32 bits, mas em manter o sistema funcionando, cuidando, por exemplo, dos problemas que poderiam ocorrer com as tarefas do eAsychannel, as características do eMorph e principlamente com as atualizações do sistema via eUpgrade, sem falar na correção de eventuais bugs, específicos da versão de 32 bits.

Uma observação importante é que a maioria dos computadores atuais, e mesmo aqueles um pouco mais velhinhos : ), suportam a arquitetura 64 bits, que já é utilizada pela AMD desde o Athlon 64 e pela Intel desde o Pentium IV (alguns modelos), devendo ser pequeno o impacto dessa decisão sobre os usuários do Epidemic.

Sei que a sua intenção em manter uma versão de 32 bits do Epidemic é a de levar o sistema à população mais carente, que muitas vezes não possue dinheiro para comprar um computador mais atual e, por isso, acabam utilizanado máquinas bem mais antigas.

Mas o Epidemic não é o que se pode chamar de uma distribuição leve. A sua imagem ISO atual possui 1,4 GB de dados compactados, ele utiliza o KDE como ambiente desktop padrão e ativa automaticamente, mesmo com o sistema rodando a partir do LiveDVD ou LiveUSB, os drivers da Nnidia e ATI, para tirar proveito de todos os recursos das placas gráficas produzidas por estes fabricantes. Dessa forma, é pouco provável que o sistema funcionasse satisfatoriamente em um computador muito antigo.

Neste caso, a melhor opção talvez seja mesmo utilizar como base uma distribuição bem mais leve e tentar implementar nela alguns dos recursos do Epidemic.

Abraços,
James.
Imagem
PauloCreto
Epidemic Administrador
Contato:

Mensagempor PauloCreto » Ter Set 11, 2012 9:05 am

Agora lendo com calma é que se entende o motivo. Que no meu caso meu PC tem uma placa boa porém meu processador é um Intel Celeron 430 1.8 Ghz mas ai vem a parte em que você diz uma distro mais leve, ai me dá um estalo por aqui, poderia ser uma em base Debian/Knopix como o Damn Small?

T+
Imagem
portaro
Epidemic Usuário
Contato:

Mensagempor portaro » Ter Set 11, 2012 12:36 pm

O problema são mesmo as aplicaçoes exclusivas do EPidemic que não rodariam numa plataforma 32 ou poderiam gerar problemas.

Se bem que os portáteis estejam bastante adaptados aos 64 pois são arquitecturas bem mais recentes, os Desktops antigos ainda andam por aí certamente nós conheçamos mais de um user que revive seus pcs antigos com Linux, para não falar de projectos escolares que reciclam pcs, esses mesmos só podem usar 32 bits.

Por outro lado o Epidemic não pode parar no tempo esta release é um grande passo para o projecto.

O que o paulo escreveu tb tem a sua importância, existem algumas guias fáceis para remasterizar os Debians e mesmo adaptar o kernel às necessidades, mas no caso do EPidemic seria um trabalho inglório porque como o James referiu poderia haver problemas posteriores que gerariam problemas rotundos.

Mais uma vez na questão dos recursos que o paulo refere, eu devo dizer que muitas vezes me surpreendo, por vezes o mesmo tipo de desktop exemplo KDE trava no mesmo pc numa determinada distro e depois testando com outra o mesmo KDE já anda bem, ou seja muitas vezes o problema são as configurações dos módulos penso eu.

O knoppix bem está precisando de uma versão pt, a maneira fácil de a fazer é utilizando o remastersys, que nas versões debian não suporta wheezy. De resto o remastersys faz tudo.

POr fim acho que com o que o James referiu a ideia de dotar o EPidemic a 32 é impossivel, pois exigia um trabalho sobre as apllys exclusivas e mantimento delas nos repos, mas esta vertente vai tb afastar alguns usuários pois não têm escolha assim como público escolar que queira reviver as suas oficinas biblios espaços de estudo com Linux (isto das escolas é uma mera hipótese que me lembrei).

Para uma estrutura 32 bits com poucos recursos eu sugiro o Xfce ou LXDE, em base debian testing, .

P*S
No meu caso eu opto por remasterizar Ubuntu porque a sua estabilidade e suporte é de fácil alcance e mais organizado que o Debian, não obstante o remastersys é o pai do AVLinux ou seja trabalha com Debians tb, por exemplo pode ou deve remasterizar com efeito o knoppix.
PauloCreto
Epidemic Administrador
Contato:

Mensagempor PauloCreto » Ter Set 11, 2012 1:30 pm

Portaro, o problema com o Knoppix ( :D para mim) na verdade não é instalar o remastersys e sim seria instalar e remover o desnecessário do proprio bicho já viu a ISO atual dele? É enorme, vem com KDE, LXDE e Gnome.

Mas enfim, deixemos isso de lado, até pelo meu conhecimento não ser tanto, dando apenas pro gasto hehe

T+
Imagem
portaro
Epidemic Usuário
Contato:

Mensagempor portaro » Ter Set 11, 2012 5:33 pm

Temos de abrir um tópico noutro lado caso queiramos discutir mais sobre remastering / criações de distros.

No caso que o paulo refere eu própio já vi montão de pessoal pedindo uma ISO do Knoppix em pt e até nutras línguas.

Remover os ambientes a mais pelo synaptica dá bem, outra opção é pegar numa ISO base Knoppix de algum projecto como o KDE e meter-lhe a linguagem pt por exemplo o Kademar Linux.

A única tarefa mais complexa nesse caso e partindo do prícipio de uma remaster, é que o remas***sys não suporta a versão wheezy do debian ou seja suporta o Squeeze e Lenny.
Henrique1977
Epidemic Usuário

Mensagempor Henrique1977 » Qua Set 12, 2012 8:05 pm

Uma ótima notícia, James, o lançamento da versão 4.0 final do Epidemic.
Isso só demonstra a seriedade e responsabilidade do projeto Epidemic.
Atenciosamente, Henrique1977.
Não basta apenas ter conhecimento, é necessário pô-lo em prática no dia a dia.
hugoleal85
Epidemic Usuário

Mensagempor hugoleal85 » Qui Set 13, 2012 9:42 am

Ver uma distro brasileira comunitária como a Epidemic já em décimo quarto lugar (últimos 7 dias) no distro watch (e subindo mais) é realmente fantástico e para deixar qualquer brasileiro extremamente orgulhoso.

Parabéns a todos que fazem essa bela distro.
Meu blog.
Novato no fórum? Leia as Regras do Fórum Epidemic.

Voltar para “Painel de Avisos”