Fenix Down

Críticas, opiniões, sugestões e colaboração para o desenvolvimento do Epidemic 4.1 Beta 2
jamesbenedito
Desenvolvedor

Fenix Down

Mensagempor jamesbenedito » Ter Jan 27, 2015 4:23 pm

Oi pessoal,

Reproduzo aqui o post que colocamos no nosso blog falanado sobre o Epidemic 4.1 Beta 2 e a sua nova capacidade de recuperação do sistema.

Fenix Down
Publicado por jamesbenedito em 25 de janeiro de 2015

No post anterior, falamos sobre o eInject, o novo instaldor do Epidemic, capaz de instalar e configurar todo o sistema em apenas alguns segundos.

Dissemos também que o novo processo de instalação tornaria o Epidemic praticamente indestrutível, implementando uma opção de restauração que atua instantaneamente durante o boot.

Como o lançamento do Epidemic 4.1 Beta 2 ainda deve demorar um pouco, resolvemos postar um video para demonstrar a sua nova capacidade de recuperação do sistema.

https://www.youtube.com/watch?feature=p ... 1422327029

Observem que logo após a instalaçao do programa xgalaga foi criado um novo ponto de restauração com o comando

Código: Selecionar todos

# mktimegate

E que mesmo após a remoção de todos os arquivos com o comando

# rm -rf *

O sistema volta a funcionar normalmente, após a utilização do parâmetro de boot fenixdown.

Abraços,
James.
Imagem
PauloCreto
Epidemic Administrador
Contato:

Re: Fenix Down

Mensagempor PauloCreto » Ter Jan 27, 2015 8:22 pm

Boa noite James,

Amanhã vou levar meu PC a uma boa net e baixar o vídeo para assistir em casa (estou pintando a casa e não posso me demorar na rua), como baixar??

Fácil, aproveito e deixo a dica, youtube-dl presente na maioria das distribuições Linux, é só instalar:

apt-get install youtube-dl

e depois baixar o vídeo:

youtube-dl https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=CXTV0G8AzaE&x-yt-cl=84838260&x-yt-ts=1422327029

Valeu James pelas informações sobre o projeto.

T+
Creto kde-look1 kde-look2
São Caetano de Odivelas - Soure/Ilha do Marajó - Pará
Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la. (Cícero)
Imagem
jamesbenedito
Desenvolvedor

Mensagempor jamesbenedito » Ter Jan 27, 2015 8:47 pm

Ok Paulo,

Valeu pela dica do youtube-dl.

Tentei instalar o video no nosso servidor, mas ficou um pouco lento, talvez por ser um servidor compartilhado. A solućão foi enviar para o Youtube mesmo.

O video tem um tamanho considerável 28,2 MB, mas ilustra bem a nova capacidade de restauração do sistema que acredito seja exclusiva do Epidemic, muito embora nosso amigo Bequimão, no IRC, tenha lembrado das funcionalidades semelhantes encontradas no LVM e no Btrfs.

Abraços,
James.
Imagem
PauloCreto
Epidemic Administrador
Contato:

Mensagempor PauloCreto » Ter Jan 27, 2015 11:25 pm

Olá James,

Como sabes e sabem meus bons amigo meus conhecimentos são apenas o de uso próprio, mas a ferramenta pelo que entendi é sim a melhor forma de se corrigir uma possível quebra. Já que hoje em dia tudo esta melhorado, não conheço o LVM nem Btrfs, mas creio que como tudo de agora em diante se dê em tabelas de partições GPT elas próprias já são uma melhor forma de ser corrigidas.

Ao menos é o que entendi de documentações e claro a experiência de um razoável apertador de teclas que testa muito para ir ganhando ao menos prática no uso.

Como dá para aproveitar o tempo agora não podia deixar de dizer que estou ansioso mas estou também muito certo do que essa minha espera valera a pena e dessa vez James o Epidemic vai fincar raiz mesmo no meu PC sem sair mais nem por um "deCreto" :)

T+
Imagem
deusdara
Epidemic Usuário

Mensagempor deusdara » Qua Jan 28, 2015 8:28 am

jamesbenedito escreveu:Oi pessoal,

Observem que logo após a instalaçao do programa xgalaga foi criado um novo ponto de restauração com o comando

# mktimegate

E que mesmo após a remoção de todos os arquivos com o comando

# rm -rf *

O sistema volta a funcionar normalmente, após a utilização do parâmetro de boot fenixdown.

Abraços,
James.

Olá James

Entendi muito pouco do que mostra o video.

Faltou algumas explicações (voz) sobre as sequências no vídeo.

O fundo musical em um ritmo acelerado me deixou um pouco confuso.

Desculpe pela minha observação.

Continuo esperando o Epidemic 4.1 B2 ( Fenix Down é isto mesmo? )

Abraços

Deusdará
[Mobo: Asus B85M-E/BR ][CPU: Intel Core i7 4790@3.6 GHz][RAM2x4 GB 1333 MHz DDR3 Kingston][GPU: nVidia GTX 570][HD:Seagate 1,0 TB SATA II][Fonte: ThermalTake TR2 RX 750 W][Epidemic parou de funcionar]
atf
Desenvolvedor
Contato:

Mensagempor atf » Qua Jan 28, 2015 9:49 am

Parece poderosa essa fenix.
James, se for possível, manda uma imagem, ainda que provisória, para algum depósito gratuito. Assim vamos testando e ajudando, na medida do possível.
atf
LinuxUser#142898
jamesbenedito
Desenvolvedor

Mensagempor jamesbenedito » Qua Jan 28, 2015 11:50 am

Oi pessoal,

@desudara, a ideia do video é a de mostrar a capacidade de recuperação do sistema do Epidemic 4.1 Beta 2.

Para a minha geração que já passou dos 40 :D o termo Fenix Down pode não ser muito conhecido, mas pode ter certeza que a galera mais nova vai entender muito bem o recado desse nome que remete a uma pena de Fênix que ao cair sobre uma pessoa devolve-lhe a vida. :wink:

Se você observar bem as etapas do video, vai ver que

1. Ele começa mostrando que há apenas dois jogos disponíveis no menu Jogos -> Aracade.
2. Então instalamos o jogo xgalaga e criamos um ponto de restauração do sistema com o comando mktimegate.
3. Depois destruímos todo o sistema com o comando rm -rf * executado como root no diretório raiz "/".
Da para ver as pastas do sistemas sumirem no Dolphin e que até os botões de reiniciar e desligar somem do menu do Epidemic.
4. Ao tentar reinicar o sistema ele, como era de se esperar, trava logo no início pois já não existe mais nenhum arquivo na partição em que o Epidemic foi instalado.
5 . Mas quando inserimos o parâmetro fenixdown, ele volta a funcionar novamente e até mesmo as alteraćões que foram feitas antes da criação do ponto de restauração como a instalação do xgalaga estão presentes.

Mas talvez seja mesmo interessante adicionar algumas explicações no video, vou ver se consigo fazer isso depois.

Não tenho certeza, mas acho que com o LVM ou o Btrfs não é possível fazer isso. Alguém que já tenha testado o openSUSE que trabalha com o Btrfs talvez possa nos dizer se é possível rodar o comando rm -rf * como root na partição raiz e depois restaurar o sistema.

De qualquer forma, o novo processo de instalação do Epidemic traz também outras vantagens como velocidade da instalação que é realizada em apenas alguns segundos e a utilização de uma pasta raiz para todo o sistema, o que permite que sejam instaladas várias versões do Epidemic em uma mesma partição ou mesmo que o sistema seja instalado em uma partição que já possua outra distribuição linux instalada.

@atf, o novo sistema está realmente muito poderoso e veloz, mas também é radicalmente diferente do sistema anterior, por isso a demora no lançamento da nova versão.

Acho que a saída vai ser ter vários betas da versão 4.1 antes da versão final. Na Beta 2 lançariamos o Epidemic apenas com o novo instalador para os que quiserem testar esses nas próximas versões betas vamos adicionando os recursos tradicionais do Epidemic como o eUpgrade e o eMorph que também precisam de melhorias.

Abraços,
James.
Imagem
deusdara
Epidemic Usuário

Mensagempor deusdara » Qua Jan 28, 2015 6:45 pm

Olá James

Obrigado pela sua atenção ao explicar qual foi sua intenção ao criar o vídeo.

Peço desculpa por não ter captado a mensagem.

Abraços

Deusdará
[Mobo: Asus B85M-E/BR ][CPU: Intel Core i7 4790@3.6 GHz][RAM2x4 GB 1333 MHz DDR3 Kingston][GPU: nVidia GTX 570][HD:Seagate 1,0 TB SATA II][Fonte: ThermalTake TR2 RX 750 W][Epidemic parou de funcionar]
jamesbenedito
Desenvolvedor

Mensagempor jamesbenedito » Qua Jan 28, 2015 7:04 pm

Oi deusdara,

Eu é que agradeço pela sua disposição de assistir e nos passar suas impressões sobre o video. Para mim ele parecia claro, porque eu sabia o que estava tentando mostrar, mas tenho certeza que outras pessoas vão ter a mesma dificuldade para decifrar o que eu estava tentando dizer. Por isso vou aproveitar a sua dica e tentar colocar algumas legendas no video. :wink:

Abraços,
James.
Imagem
PauloCreto
Epidemic Administrador
Contato:

Mensagempor PauloCreto » Qua Jan 28, 2015 11:58 pm

Olha eu iria baixar como disse mais acima, mas assisti na hora mesmo e entendi bem, apesar de concordar que o som é metal para o vídeo, mas gostei da música também.

Acho que entendi pois li umas duas vezes a mensagem titulo e já dai fiquei imaginando ou simulando na mente uma quebra de sistema que sou acostumado demais a executar essas quebras com minhas curiosidades.

Sabe que ao ser reiniciado e pelo que vi até duvidei a primeiro momento que o Epidemic subiria sem nenhuma mensagem de erro.

Parabéns pelo trabalho.

Mas dito as duas fazes eInject e fenx down, tenho uma curiosidade que nem tem haver com o tópico mas..., como alguns ou quase todos sabem aqui tenho problema com conexão em casa, em outros locais consigo baixar uma ISO "aos poucos" e ai esta a pergunta, ou sugestão, terá um arquivo torrent? Seria uma mão na roda para quem passa por problemas parecidos com o meu.

Sinto muito misturar as coisas, mas acho desnecessário abrir um tópico apenas para isso.

T+
Imagem
jamesbenedito
Desenvolvedor

Mensagempor jamesbenedito » Qui Jan 29, 2015 7:42 am

Oi Paulo,

Esta opção de restauração do sistema é realmente muito interessante. O eInject já cria um ponto de restauração (timegate) logo após o sistema ser instalado. Assim se o usuário fizer alguma coisa que quebre o sistema mesmo sem ter criado um ponto de restauração poderá voltar ao estado em que o sistema estava quando foi instalado e o que é mais interessante, de forma instantânea, como mostrado no vídeo.

Essa capacidade de criação dos timegates será muito útil também quando usada em conjunto com o eUpgrade e o eMorphe que fazem grandes modificações no sistema, pois, se algo sair errado, o usuário poderá retornar ao estado anterior e aguardar o problema ser resolvido antes de tentar atualizar novamente o Epidemic.

Em relação ao video o problema maior é o que o nosso amigo deusdara mencionou em relação à falta de legendas explicando o que está sendo feito. Vou tentar colocar algumas explicações durante a exibição do video para corrigir isso.

Quanto a música, uns podem gostar, outros não, mas do meu ponto de vista ela se encaixa muito bem neste video, a uma porque assim como o Epidemic é um software livre ela é uma música livre (OpenMusic) e a duas porque ela fala exatamente do movimento Open Source.

Por fim, no que tange ao servidor torrente é uma excelente ideia. O próprio Ibiblio que é o sevidor que generosamente hospeda as isos do Epidemic possui um serviço muito interessante de distribuição das imagens também via torrent. Vamos ver se para o lançamento do Epidemic 4.1 Beta 2 conseguimos disponibilizar também a opção de download via torrent.

Abraços,
James.
Imagem
PauloCreto
Epidemic Administrador
Contato:

Mensagempor PauloCreto » Sex Jan 30, 2015 11:12 pm

Sim claro James,

Não critiquei não gostei da música e sim com legendas talvez ficaria melhor, porém se for como eu fiz li a mensagem aqui e fui ver o vídeo já fazendo ideia do que iria ver dá sim para saber com toda certeza o que lee mostra, pois saiba que até quem não usa os DEBs (os Manjarianos entenderam o vídeo)

Opa que ótima noticia James tomara que dê para disponibilizar o torrent também.

T+
Imagem
jamesbenedito
Desenvolvedor

Mensagempor jamesbenedito » Sáb Jan 31, 2015 12:11 pm

Oi Paulo,

Aceitei a sugestão do nosso amigo deusdara e inseri algumas legendas (balões) no vídeo. Acho que realmente ficou bem melhor.

https://www.youtube.com/watch?v=CXTV0G8AzaE

Aproveito para informar que a ISO do Epidemic 4.1 Beta 2 já está quase pronta e deve ser lançada em breve.

Abraços,
James.
Imagem
PauloCreto
Epidemic Administrador
Contato:

Mensagempor PauloCreto » Dom Fev 01, 2015 7:51 am

Opa,

Mas, ainda assim, pergunto, pois devo ter perdido essa parte da conversa:

- Já vem pronta para o EFI James?

T+
Imagem
jamesbenedito
Desenvolvedor

Mensagempor jamesbenedito » Dom Fev 01, 2015 8:29 am

Oi Paulo,

O Epidemic 4.1 Beta 2 é capaz de detectar automaticamente se o sistema suporta o modo UEFI e instalar o gerenciador de boot para o target x86_64-efi sem que o usuário precise fazer praticamente nada. Para o usuário vai ser praticamente o mesmo porcesso que ele já usava quando instalava o Epidemic para o target i386-pc.

Além disso as ISOs do Epidemic 4.1 utilizam o GRUB como gerenciador de boot tanto quando gravadas em um DVD quanto quando copiadas para um pendrive com o comando dd e isso tanto para o target i386-pc quanto para o x86_64-efi. O último bug que existia quando o Epidemic era inicializado no modo x86_64-efi, a partir de uma ISO gravada no pendrive, já foi corrigido.

Dessa forma, o Epidemic embora ainda possa ser gravado normalmente em um DVD vai praticamente abandonar esse tipo de midia que além de ter um custo, ainda que pequeno, é muito mais lenta que um pendrive.

O procedimento padrão para a instalação do Epidemic vai passar a ser o de baixar a ISO, copiar a imagem para um pendrive com o dd, rodar a ISO pelo pendrive e instalar o Epidemic om o eInject.

Opcioonamente pode se inciar o Epidemic diretamente pela ISO com a opção fromiso. Ou se nenhuma das duas opções for possível, por não se ter um pendrive ou não utilizar o GRUB como gerenciador de boot, pode-se optar por gravar um liveDVD do Epidemic, como de costume.

Abraços,
James.
Imagem

Voltar para “Epidemic 4.1 Beta 2”