Retomando o desenvolvimento do Epidemic

Área destinada a todos que participam do desenvolvimento do Epidemic GNU/Linux
jamesbenedito
Desenvolvedor

Retomando o desenvolvimento do Epidemic

Mensagempor jamesbenedito » Sex Set 18, 2015 9:37 pm

Oi pessoal,

Conversei com alguns dos integrantes da nossa Equipe que já estavam preocupados com a demora em retomarmos o desenvolvimento do nosso projeto.

Por isso resolvi ir postando aqui no forum as notícias de como as coisas estão andando.

No momento já temosuma nova ISO atualizada do sistema com o Kernel 4.0 e o KDE5, mas antes de disponibalaza para testes como fiz com a anterior, estou trabalhando para tornar alguns pacotes que criei especificamente para o Epidemic mais compatíveis com o debian.

É o caso, por exempo do egrub que deve ser substituídos pelos seguintes pacotes:
grub2-common_1:2.02~beta2-24+epidemic_amd64.deb
grub-common_1:2.02~beta2-24+epidemic_amd64.deb
grub-efi-amd64-bin_1:2.02~beta2-24+epidemic_amd64.deb
grub-pc-bin_1:2.02~beta2-24+epidemic_amd64.deb

Isso vai facilitar também a troca informações e de correções de bugs com o Debian. Uma coisa que acredito que, no futuro, será muito importante para o nosso projeto.

Abraços,
James.
Imagem
PauloCreto
Epidemic Administrador
Contato:

Re: Retomando o desenvolvimento do Epidemic

Mensagempor PauloCreto » Sáb Set 19, 2015 10:36 am

Olá a todos,

Sim, eu continuo com a última ISO do Epidemic ainda instalada, porém como sou um testador nato estou também onde me sinto mais a vontade não com o Debian, pois este no ramo testing vem quebrando com muita facilidade (ante meu experimentos) :) mas com o kubuntu 15.04 e nele estou no kde5.

Gente, notei que no debian testing esta transição parece ainda não ter se completado, por isso as quebras, mas no Epidemic vi os pacotes e a atualização dele neste momento no meu PC seria como a de um 'sid' quase uma nova ISO de mais de 1GB de dados, por não ter Internet em casa nem me atrevi a um D-U, mas continuo fuçando as coisas nele.

Mas jamesbenedito uma pergunta apenas, quanto ao caso da /home separada, poderemos ter essa opção no eInject?

No mais, eu espero que não se apresse nesse novo lançamento, pois na página que criei para o Epidemic no facebook recebo comentários e perguntas, que tento responder dentro do possível, mas que a cada dia cresce em curtidas, que sei que não é nada válido, mas também é uma significativa forma de divulgação para o Epidemic Linux.

T+
Creto kde-look1 kde-look2
São Caetano de Odivelas - Soure/Ilha do Marajó - Pará
Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la. (Cícero)
Imagem
jamesbenedito
Desenvolvedor

Mensagempor jamesbenedito » Sáb Set 19, 2015 8:15 pm

Oi Paulo,

Me lembro de ter tido algum proglema com o KDE5 nas ultimas atualizaçõs que fiz nosistema base do Epidemic, mas acho que isso já foi resolvido pelo pessoal do Debian, pois não tiva mais problemas.

Quanto a possibilidade de instação do Epidemic com uma partição home separada, já vamos ter essaopção diretamente o eInject, como você pode ver no screenshotabaixo:

Imagem

Por fim, quanto à pagina que você criou no Facebook para o Epidemic, tenha certeza que o pessoal está curtindo por causa da qualidade dos wallpapers que você tem criado que estão simplesmente fantásticos, não deixando nada a dever aos do nosso amigo Sakasa. :wink:

Vai ser muito legal póder lançar uma versão do Epidemic com algum desse wallpapers como padrão. :D

Abraços,
James.
Imagem
PauloCreto
Epidemic Administrador
Contato:

Mensagempor PauloCreto » Dom Set 20, 2015 9:35 am

Opa,

Muito obrigado por ter aceito nossa sugestão jamesbenedito, pois como disse anteriormente sou um cara que mesmo tendo minhas preferências, gosto de ver como anda funcionando algumas distros que fizeram parte no meu aprendizado no uso do Linux desde 2011.

Ah, quanto a página é pode ser que sim que alguns gostem mesmo da minhas postagens por lá, mas para mim o que vale é a divulgação do Projeto Epidemic Linux, ontem com o PC onde ele esta instalado verifiquei uma quebra no pacote (ih agora não lembro ao certo), mas era alguma coisa com o plasma.

Como também mencionei, tenho dois portáteis um é um Notebook Dell i5; onde esta o Epidemic instalado, o outro é um Netbook Asus, onde uso Linuxs mais leves como o Xfce (Debian e xubuntu) e outras distros que testo aqui e 32bits, mas que pelo tamanho menor é o que mais eu carrego no corre, corre do dia a dia.

Ainda ando com pouco tempo, mas sempre que aparece alguma ideia nova tem postar nos kde-look; deviantart e meu singelo blog que ficou apenas particular mesmo pela falta de tempo. Uma hora quem sabe isso se acerte, pelo menos quando a Oi resolver achar meu endereço novamente, isso sim eu acho o cúmulo, que em pleno século XXI uma operadora de telefonia diga que não encontre endereço X, falando em temas e wallpapers não sei se viu mas fiz >esses pacotes para o epidemic

Eu até que gostei do que fiz, mas isso fica a critério de vocês e não meu ;)

Obrigado e até mais

T+
Imagem
Bequimão
Epidemic Administrador

Mensagempor Bequimão » Seg Set 21, 2015 4:14 pm

Oi Paulo,

Aqui no meu testing puro perdi o Plasma desktop, embora que todos os pacotes foram instalados corretamente. Alguns pacotes do Plasma demoram mesmo para instalar. Fiz um teste de uma instalação nova a partir da iso netinstall. No meu note com UEFi deu certo, no note velho fiquei também sem desktop. Só da para ver o mouse. Já gastei bastante tempo fuçando com as atualizações.
Já perdi a confiança no Debian testing no ano passado, quando alguns bugs na busca do Dolphin não foram corrigidos durante meses e meses. Tinha então uma instalação de teste do openSUSE 13.1. Adicionei um programa, uma configuração. Pouco a pouco, o openSUSE passou a ser minha distro principal, agora na versão 13.2.

Tenho as minhas dúvidas quanto ao alvo do Epidemic de oferecer aos iniciantes do Debian, ou até aos iniciantes no Linux um desktop do KDE estável. Por sinal, o SolydXK, e acho o LMDE também, abandonaram o Debian testing e agora tem o Debian jessie, a versão estável como base.

James,

não entendo o que você disse sobre os pacotes do grub2. Com certeza os desenvolvedores só aceitarão relatórios de bugs sobre os pacotes originais, quer dizer cada bug tem que ser reproduzido e documentado no Debian testing (puro).

Eu fiz uma proposta de abandonar o Fênix down por enquanto aqui Três modificações grandes. Por favor, gostaria de saber seus comentários a respeito.
E mais um problema sério que aconteceu neste tópico Atualizações e instalador de Pacotes Especiais.
Nos temos uma responsabilidade com os usuários não gastarem o seu tempo e esforços com instalações fúteis! Por favor, modifique a página de download! Isto sempre era um pedido meu em sério.

Abraços
Bequimão
Windows é chato, Linux não funciona.
deusdara
Epidemic Usuário

Mensagempor deusdara » Seg Set 21, 2015 7:21 pm

Olá

O Epidemic 4.1B1 que tenho instalado no HD já está todo desfigurado por falta de atualização.

É bom saber que teremos uma nova ISO do Epidemic.

Abraços

Deusdará
[Mobo: Asus B85M-E/BR ][CPU: Intel Core i7 4790@3.6 GHz][RAM2x4 GB 1333 MHz DDR3 Kingston][GPU: nVidia GTX 570][HD:Seagate 1,0 TB SATA II][Fonte: ThermalTake TR2 RX 750 W][Epidemic parou de funcionar]
jamesbenedito
Desenvolvedor

Mensagempor jamesbenedito » Ter Set 22, 2015 8:47 am

Oi pessoal,

@Paulo, baixei os temas que você postou. Vou testar o do plymouth, mas creio que o KDE5 (KF5) removeu o KSplash, pois seu módulo de controle não está mais disponível no centro de controle. Vamos ter que ver também como faremos com os temas para o KDM, pois, seguindo a recomendação do próprio time do KDE, passamos a usar o SDDM como Display Manager padrão do Epidemic.

@Bequimão quanto aos pacotes a questão é bem simples.

Ao invés de criar um pacote completamente novo a partir do código do upstream, como fizemos com o egrub que além disso acumulava em um único pacote os arquivos que no Debian estão separados em quatro pacotes: grub-common, grub2-common, grub-pc-bin e grub-efi-amd64-bin, alteramos apenas os arquivos necessários no código fonte do próprio Debian, o que certamente irá facilitar o envio de um eventual patch para a correção dos bugs que encontrarmos. Algo mais ou menos assim:

Código: Selecionar todos

$ git clone git://anonscm.debian.org/pkg-grub/grub.git
$ git branch -b epidemic
$ kwrite arquivo-com-bug
$ git add arquivo-com-bug
$ git commit -m "Closed bug ..."
$ git format-patch master arquivo-com-bug

Quanto ao erro na atualização do Debian Testing, este é sem dúvida o principal problema que atormenta a vida dos usuários linux. O processo de atualização é muito complexo, pois envolve milhares de pacotes que são construídos por diversas pessoas e equipes e basta um único equivoco em uma linha crítica de código para que se tenha uma quebra total do sistema..

Mas isso pode ocorrer em qualquer distribuição e não só no Debian Testing que por sinal é bastante estável se compararmos com outras distribuições que existem por aí. É exatamente por saber que essas quebras vão acabar acontecendo que desenvolvemos aplicações específicas para o Epidemic como o eUpgrade e o eTimegate. Com elas fica mais fácil para os usuários iniciantes resolver este tipo de problema. Ele só precisa:

1. Criar um timegate antes de tentar atualizar o sistema.
2. Se ocorrer uma quebra, usar o timegate para retornar ao momento anterior ao da atualização.
3. Reportar a quebra para a Equipe de Desenvolvimento;
4. Aguardar até que uma solução seja encontrada e o upgrade liberado novamente pela Equipe.

Por fim, quanto aos links para o download das versões antigas do Epidemic, apesar de achar que elas ainda serviriam para aqueles que quisessem conhecer o Epidemic utilizá-las pelo menos em modo live, resolvi atender o pedido do nosso amigo Bequimão e alterar a nossa página de download que agora apresenta apenas o seguinte aviso:

Aviso

Devido ao longo tempo em que o projeto do Epidemic GNU/Linux permaneceu dormente, as versões atualmente disponíveis, inclusive a de desenvolvimento (4.1 Beta1), tornaram-se obsoletas, razão pela qual recomendamos a todos que desejam conhecer o Epidemic GNU/Linux, ou que estão em busca de uma versão mais atualizada, que aguardem o lançamento da próxima versão de desenvolvimento, a 4.1 Beta 2, que será disponibilizada em breve.

Equipe de Desenvolvimento do Epidemic GNU/Linux.

Espero que isso sirva de motivação para que nos esforcemos ainda mais para liberar o quanto antes a nova versão de desenvolvimento do Epidemic.

Abraços,
James.
Imagem
PauloCreto
Epidemic Administrador
Contato:

Mensagempor PauloCreto » Ter Set 22, 2015 9:33 am

jamesbenedito escreveu:Oi pessoal,

@Paulo, baixei os temas que você postou. Vou testar o do plymouth, mas creio que o KDE5 (KF5) removeu o KSplash, pois seu módulo de controle não está mais disponível no centro de controle. Vamos ter que ver também como faremos com os temas para o KDM, pois, seguindo a recomendação do próprio time do KDE, passamos a usar o SDDM como Display Manager padrão do Epidemic.

(...)
Abraços,
James.

Sim, eu já estou fuçando o KDE5 aqui jamesbenedito, heheheeh não como um grande conhecedor, mas nessa área tive um excelente professor e já sei onde buscar informações e tão logo eu consiga fazer algo os pacotes já virão com a compatibilidade desejada.

Postei o aviso na página do facebook.

T+
Imagem
Bequimão
Epidemic Administrador

Mensagempor Bequimão » Dom Set 27, 2015 1:08 pm

Oi James,

muito obrigado pelo aviso na página de download!

Aliás, escrevi um bug report no Mageia que levou a um fix no pacote os-prober:
Bug 2888 - Unbootable entry for Mageia in grub2 generated menu (kernel panic)

Vocês nem imaginam como o sistema de atualizações no Linux é maravilhoso! Fiz o suporte para o release de um sistema de software de contabilidade na minha carreira profissional, e os métodos do sistema de release eram todos escritos em scripts de ksh (a bash é a versão livre da Korn Shell). Jurei não nunca mais na vida faria algo semelhante!

Abraços
Bequimão
PauloCreto
Epidemic Administrador
Contato:

Mensagempor PauloCreto » Seg Set 28, 2015 9:34 am

Por partes:

@Bequimão: sou critico e ao mesmo tempo muito contente pelo uso do software livre. Este caso os-prober eu mesmo já havia mencionado porém no fórum brasileiro e sei que com isso sou um usuário pecador pois pouco reporto isso diretamente.

O caso os-prober, eu a muito tempo venho debatendo e com o auxilio de um usuário que se expressa muito bem em inglês o PCLinuxOS já corrigiu isso se não me engano, já a mais de um ou dois anos.

@jamesbenedito: como disse mais acima tenho o uso de um kde5 (kf50 e fui a busca dos temas e novidades que ele traz, porém o que achei em /usr/share/plasma foram pastas que em uma há o backgound.png do tema de login do KDE5.

O caso é, eu ainda não sei ao certo pelo mesmo motivo descrito acima ao Bequimão, tenho um péssimo inglês e sou demais preguiçoso para tentar aprendê-lo a esta altura do campeonato ( :( ), vou tentar achar mais alguma coisa, porém já deu para perceber que tudo nos novos temas do KDE5 são escritos em QML (Qt Marketup Language; ou Qt Meta Language) :?: .

Complicado? Sim, um pouco, mas da para desenrolar um bom novo tema, só não sei se conseguirei fazer sozinho.

T+
Imagem
jamesbenedito
Desenvolvedor

Mensagempor jamesbenedito » Seg Set 28, 2015 9:11 pm

Oi Pessoal,

@Bequimão, não precisa agradecer. Acho que você tinha razão. Era mesmo o melhor a fazer. Além disso, serviu como motivação para intensificarmos o trabalho no desenvolvimento da nova versão. Quase todos os pacotes do Epidemic já estão com uma nova versão, como você pode ver com o comando:

epidemic@ebox:~$ ssh epidemiclinux.org
PTY allocation request failed on channel 0
hello epidemic, this is jamesbenedito@cp3 running gitolite3 v3.2-0-g5f9789e-dt on git 1.7.1

R W    eaptsrc
 R W    echroot
 R W    econf
 R W    efstab
 R W    ehost
 R W    eicon
 R W    ekey
 R W    eksplash
 R W    elive
 R W    elocale
 R W    emanual
 R W    epidemiclib
 R W    eplymouth
 R W    erelease
 R W    eupgrade
 R W    eupgrade-admin
 R W    euser
 R W    ewallpaper
 R W    exorg
 R W    gitolite-admin
 R W    grub
 R W    initramfs-tools
 R W    testing
Connection to epidemiclinux.org closed.
epidemic@ebox:~$

Por enquanto ainda estamos brigando para ter novamente uma versão do Epidemic, mas no futuro será preciso começar a dar algum tipo de retorno para nossa distribuição mãe e reportar corretamente os bugs que encontramos em algum pacote do Debian já é um bom começo.

O sistema de atualização do linux é realmente muito bom. O problema é que a tarefa que ele se propõe a fazer é muito complexa: atualizar milhares de pacotes produzidos por pessoas de diferentes lugares do mundo.

Creio que no Windows as coisas funcionem de uma forma aparentemente mais estável porque eles não ficam atualizando o sistema inteiro a cada semana. Se no Linux também fossem feitas apenas correções de segurança no sistema base acho que não teriamos praticamente nenhuma quebra do sistema. :idea:

@Paulo, não se preocupe com isso, por enquanto não. Por enquanto vamos nos concentrar no Wallpaper e no Plymouth que já sabemos como funcina. Assim que tiver um tempinho eu vou dar uma olhada no tema do SDDM. Por falar nisso, você ainda consegue clonar o repositório Git com o wallpaper padrão do Epidemic? Se tudo estiver configurado corretamente você só vai precisar executaqr o comando:

git clone epidemiclinux.org:ewallpaper

Testa aí que depois eu te passo as informações de como você pode fazer para customizar o este apcote.

PS.: Se tiver perdido suas chaves é só criá-las novamente e me enviar por email a chave pública que eu adiciono no servidor GIT do Epidemic.

Abraços,
James.
Imagem
PauloCreto
Epidemic Administrador
Contato:

Mensagempor PauloCreto » Ter Set 29, 2015 11:49 am

jamesbenedito escreveu:Oi Pessoal,

(...)
@Paulo, não se preocupe com isso, por enquanto não. Por enquanto vamos nos concentrar no Wallpaper e no Plymouth que já sabemos como funcina. Assim que tiver um tempinho eu vou dar uma olhada no tema do SDDM. Por falar nisso, você ainda consegue clonar o repositório Git com o wallpaper padrão do Epidemic? Se tudo estiver configurado corretamente você só vai precisar executaqr o comando:

git clone epidemiclinux.org:ewallpaper

Testa aí que depois eu te passo as informações de como você pode fazer para customizar o este apcote.

PS.: Se tiver perdido suas chaves é só criá-las novamente e me enviar por email a chave pública que eu adiciono no servidor GIT do Epidemic.

Abraços,
James.

Respondendo a minha parte, jamesbenedito como a coisa de uns tempos para cá ficaram..., vamos dizer que: "numa maratona infindável", devido os afazeres do cotidiano, além de que o trabalho me levou a várias ações que me deixaram..., ou melhor não me deixaram ficar com apenas o Linux em um dos meus PCs e isso me fez perder toda a configuração do GIT, mas vou refazer e te aviso o mais breve possível.

T+
Imagem
PauloCreto
Epidemic Administrador
Contato:

Mensagempor PauloCreto » Qua Set 30, 2015 4:38 pm

Olá James,

git instalado e configurado, chave pública enviada para o seu email e aguardando apenas a liberação do meu usuário paulo:

creto@creto-1011CX:~$ ssh epidemiclinux.org
Password:

E pessoal estou também aproveitando para enviar o pacote de wallpaper com a nova estrutura usada no kf5, a NET por aqui como sempre não ajuda muito mas vai lá pelo Meo Cloud: >-->>New Fenix Down.tar.gz não fiz padronizado como .tgz, mas como ainda é apenas esboços e adaptação aos novos temas do kf5.
T+
Imagem
Bequimão
Epidemic Administrador

Mensagempor Bequimão » Qui Out 01, 2015 5:15 am

@Paulo

Consegui sanear o meu Debian testing KDE. Fiz uma faxina sem instalar o sistema de novo na maneira seguinte:

# apt-get autoremove
# apt-get install kde-full

As algumas configurações foram mantidas, como as do kmail, outras se perderam, como o teclado.

Abraço
Bequimão
PauloCreto
Epidemic Administrador
Contato:

Mensagempor PauloCreto » Qui Out 01, 2015 8:10 am

Bequimão

Eu resolvi fazer uma nova instalação do Debian. Estou baixando a ISO do Debian 8.2.0-i386 KDE.

Depois dela instalada mudo o sources.list para stretch e vamos ver no que dá.

T+
Imagem

Voltar para “Desenvolvedores do Epidemic GNU\linux”