Transição do qt5 no Debian testing

Problemas ou dúvidas sobre download, gravação, instalação e configuração do Epidemic Linux.
Bequimão
Epidemic Administrador

Transição do qt5 no Debian testing

Mensagempor Bequimão » Dom Jul 05, 2015 11:00 am

Olá amigos,

Ora mais uma transição grande! Chegaram os primeiros pacotes do qt5 no Debian testing:

Código: Selecionar todos

# dpkg -l | grep qt5
ii  libqt5core5a:amd64                    5.4.2+dfsg-4                        amd64        Qt 5 core module
ii  libqt5dbus5:amd64                     5.4.2+dfsg-4                        amd64        Qt 5 D-Bus module
ii  libqt5gui5:amd64                      5.4.2+dfsg-4                        amd64        Qt 5 GUI module
ii  libqt5widgets5:amd64                  5.4.2+dfsg-4                        amd64        Qt 5 widgets module
ii  libqt5x11extras5:amd64                5.4.2-2                             amd64        Qt 5 X11 extras

O qt é a biblioteca fundamental do KDE. Vai ter uma transição como outrora do KDE 3 para o KDE 4 com muita polêmica? Segundo o Lisandro Nicanor Perez, não.
http://perezmeyer.blogspot.de/2013/08/qt-in-debian-using-qt4-andor-qt5-in.html
Os dois podem existir juntos, do mesmo modo que as arquiteturas amd64 e i686 numa instalação multi-arquitetura. O siduction optou para uma transição completa o mais cedo possível:
Plasma 5 becoming the default for siduction soon

Eu não vou seguir esta recomendação. Primeiro nunca ativei o repo kdenext do siduction, segundo vai ter problemas com vários programas como o Kontact e o Kmail. Eu vi o qt5 no Fedora 22 onde já é padrão, e o usuário vai sofrer no mínimo de traduções incompletas. De fato, mudei a locale do sistema e do KDE para o Inglês.

O que acontece com os ferramentas do Epidemic como o eUpdate ou eInject que dependem dos pacotes do KDE? Segundo o Lisandro nada. Vamos esperar. O velho qt4 só sera abolido depois do próximo congelamento do Debian testing, quer dizer daqui há dois anos.

Abraços
Bequimão

Saudações da Alemanha trópical!
38 graus e um apagão de 12 horas no bairro completo.
Windows é chato, Linux não funciona.
atf
Desenvolvedor
Contato:

Re: Transição do qt5 no Debian testing

Mensagempor atf » Seg Jul 06, 2015 4:35 pm

Caro colega de tropicalismo.

QT5 já está no Debian-8 e não é nenhum problema.
Agora, 38 graus e apagão na Deutchland é coisa séria. Já começaram a construir as praias e abriram a importação de "flanelinhas", "ambulantres" e etc...?
atf
LinuxUser#142898
Bequimão
Epidemic Administrador

Mensagempor Bequimão » Sex Jul 10, 2015 4:29 pm

atf escreveu:Caro colega de tropicalismo.

QT5 já está no Debian-8 e não é nenhum problema.
Agora, 38 graus e apagão na Deutchland é coisa séria. Já começaram a construir as praias e abriram a importação de "flanelinhas", "ambulantres" e etc...?

Certo. Os pacotes existem, mas não foram instalados na minha instalação.
O problema das traduções no Fedora 22 KDE era um bug. Os devidos pacotes não foram instalados. Agora tenho o Fedora 22 tanto em Alemão quanto em Português. Vou continuar este teste.

Não somos tanto experimentados no tropicalismos. As cavações onde se tira a areia se transformam em praias ilegais com água profunda e fria. Sempre morre gente afogada ...

Abraço
Bequimão
Bequimão
Epidemic Administrador

Mensagempor Bequimão » Seg Ago 10, 2015 1:14 pm

A atualização do sistema tanto no Debian sid quanto no testing já vai instalar o Desktop Plasma 5, o que leva a uma quebra total. Claro que eu faço os meus testes no LVM com snapshots (pontos de segurança com a possibilidade de voltar ao estado original, sempre incluindo o /home).
Além do mais, tem uma transição adicional do gcc, do compilador. O pessoal do siduction adivinha que a incerteza demore semanas ou ainda um mês.
Outro detalhe, vi no Centro de Controle do Mageia 5 a opção snapshots que não testei ainda. Quer dizer que estou em favor de uma ferramenta como o Fênix Down, mas não quero que o James perca tempo com o desenvolvimento de uma solução particular do Epidemic.

Abraços
Bequimão

Voltar para “Instalação e Atualização”