Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Qui Jul 31, 2014 4:35 pm

Responder  [ 5 mensagens ] 
Minha observação sobre o Epidemic Linux 
Autor Mensagem
Epidemic Usuário

Olá a todos, conheci esta distro através dos posts do Reinaldo Versuri no fórum do Big Linux, pelo que vi a distribuição é muito bonita por sinal, já vem com o ntfs-3g habilitado por padrão, bootsplash mais simplificado ( adorei isto ) entre outras coisas...

Mas o que venho perguntar aqui não seria sobre a distro em si, que pelo que vi está excelente, mas por quê criar mais uma distribuição? já existe tantas para outros fins? por quê o desenvolvedor não ajuda uma distro igual o Big Linux? não quero inflamar discussões mordazes neste fórum, haja vista que sou moderador do próprio Big Linux, mas por quê não ajudar o Big Linux? ou até fazer uma junção dos dois? até mesmo pegando ferramentas do Big Linux? não é tudo GNU? Creative Commons? uma coisa que eu ainda não sei mas que deveria ter é o suporte à softmodems, a maioria das pessoas ainda usam este tipo de conexão, digo isso pois quando começei a usar Linux e quis migrar foi um martírio pois o Kurumin não funcionava seus scripts de modem ( ao contrário do Big Linux ).

Portanto peço que por favor ninguém me leve a mal neste fórum, mas é uma opinião que gostaria que fosse vista, se os moderadores ou administradores quiserem apagar este post tudo bem, eu entendo um pouco de Linux, caso vocês queiram minha ajuda por favor não deixe de me dizerem, além de sugestões afins sobre a distro...

Obrigado pela atenção e desde já peço minhas sinceras desculpas se este post está sendo colocado de maneira incorreta...

Ter Jan 29, 2008 7:04 am
Epidemic Administrador & Beta-Tester

Mensagem 
Ola Jesus Negão,
Primeiramente agradecemos a sua presença aqui no fórum e vimos alguns tópicos de ajudas e tutoriais que você está disponibilizando.

Essa questão do por que mais uma distro é uma discussão que há muito tempo vem se debatendo nos fóruns, isso é fruto da própria liberdade que o software livre faz, você pode criar, modificar e disponibilizar. O ponto primoridial na criação de uma distro é o desafio e as ferramentas que através delas são geradas, ícones mágicos do Kurumin, painéis Big, os painéis do Epidemic, Texas Flood do Resulinux, MkDistro do Dreamlinux, etc, etc, etc. Acredito que a criação de uma distro é mais para o surgimento de ferramentas que auxiliarão os usuários em todas as outras distros, o Linux é uma ferramenta de criação.

Acredito muito no foco e objetivo da distro, considero o Big Linux uma excelente distro mas conversei muito com o Bruno sobre o seu real objetivo, se seria comercial, servidores ou apenas um hobby e em muitos casos ele me revelou que a distro cresceu além da sua expectativa e que ainda não havia definido esse objetivo.

Como você faz parte do grupo do Big Linux conhece muito bem a discussão sobre o nome da distro pois, para alguns, não era um nome forte profissionalmente (BiG vem de de Bruno Gonçalves) e não tinha um logo totalmente definido (lembra-se do ET) mas isso não desconsidera a primazia da distribuição, dentro do meu potencial, capacidade e conhecimento eu parei no Big Linux pois é uma distro que tudo já funciona e existem muitas pessoas que detêm um conhecimento maior e melhor que o meu, então surgiu o Epidemic, fiz as mesmas indagações, que você está fazendo, ao James e senti uma postura firme, um objetivo claro e uma abertura na comunicação muito boa, decidi então a contribuir com o Epidemic.

O Epidemic nasceu com um nome forte, um logo bem definido e com objetivos claros, a função primordial são os painéis próprios que o Epidemic está disponibilizando (EPDBootSplash, Easy Channel e EPDInstaller) que as outras distros podem utilizar e o outro foco é a sua forte estruturação, sobre o objetivo da distro o próprio James pode responder mais detalhadamente.

Já vimos muitas distros nascerem e morrerem ou pararem, vejam os casos do Kalango que está ressurgindo, o próprio Kurumin onde o Carlos Morimoto já sinalizou o seu final entre outras, o próprio Bruno já sinalizou que não sabe exatamente pode-se ir, o Epidemic sabe? Não sei, talvez sim, talvez não.

Sobre a união de distribuições, Big Linux, Epidemic, Kalango, Resulinux, etc, etc, não sou quem decidirá, estou aqui para contribuir, se as vontades dos criadores forem essas, estarei junto e continuarei a contribuir.

Jesus, creio que não tenha elucidado todas as suas dúvidas, coloquei aqui mais o meu ponto de vista, espero que tenha lhe ajudado.

Participe do nosso fórum, não queremos que desista de nenhuma distro pelo Epidemic, gostaríamos de ajuda e a sua seria muito bem vinda, conforme a sua sugestão podemos criar uma Epidemic Wiki e ainda existe pessoas do exterior que querem utilizar a distro, então teremos o trabalho de tradução.

Abraços
Versuri

Ter Jan 29, 2008 8:10 am
Perfil Visitar website do usuário
Epidemic Usuário

Mensagem 
Tudo bem Versuri, eu entendi sim, realmente juntar várias distribuições pode ser uma boa como pode ser um problema, devido as diferentes idéias talvez não se "cruzarem" para um único objetivo...

Eu posso ajudar a distro com o pouco conhecimento que tenho, como disse seria fundamental ter o suporte à internet discada devido muitas pessoas ( digo a maioria da população brasileira ) ainda usar este tipo de conexão, vou baixar a distro agora e testar para contribuir com melhorias posteriores, mais uma vez obrigado a você e ao James....

Só uma observação, se futuramente o cargo de moderador estiver disponível, eu gostaria de me incluir nele, mas no momento não pois ainda não há usuários suficientes, vou continuar postando e ajudando assim que possível...

Ter Jan 29, 2008 2:31 pm
Epidemic Usuário

toda vez que alguem pergunta, por que mais uma distro? eu respondo com outras perguntas. Por que mais uma revista de moda? por que mais um estilo de carro? por que mais de um sistema operacional? por que outro tipo de cerâmica pra construção civil? por que mais uma língua? por que mais de uma religião? por que mais de uma espécie de animal?

O problema não é a variedade que hoje temos, não! Mas até há alguns anos estávamos tão acostumados em estarmos dentro de um monopólio que hoje não conseguimos nem assimilar direito toda a liberdade que temos. A cultura do concorrente que reinou nos PC de nossos lares por quase 20 anos é que nos faz pensar na restrição da diversidade como algo natural.

Ter Mar 25, 2008 8:21 pm
Perfil YIM
Desenvolvedor

Mensagem 
Oi medicodepsf.

Concordo plenamente com você. Creio que a diversidade não só de distribuições como também de aplicações (KDE, Gnome, Xfce etc) é um dos pontos fortes do linux, pois é o que nos permite ter liberdade de escolha.

O engraçado é que a maioria das pessoas que reprovam o surgimento de novas distribuições utilizam distros que também se derivaram de outras (ou será que todos utilizam Debian, Slackware ou Red Hat?).

Já vi, paradoxalmente, pessoas que supostamente utilizam Ubuntu criticando a iniciativa daqueles que se propõe a criar novas doistribuições ao argumento de que já existem muitas e que ao invés de gastar seu tempo e energia na criação de uma nova distro, deveria ajudar no desenvolvimento de uma das existentes.

Ora, se essa recomendação fosse correta, então os criadores do Ubuntu deveriam ter concentrado seus esforços no aperfeiçoamento do Debian (de onde deriva o Ubuntu) e não na criação de uma nova distribuição.

Na verdade, até entendo o desejo dos usuários de ver a união dos diversos desenvolvedores para a criação de um super sistema linux. O que eles não conseguem entender, entretanto, é que a liberdade esta na essência deste maravilhoso sistema operacional de código aberto e qualquer um que, por qualquer motivo, não agrade das distribuições existentes, pode trabalhar em cima dos códigos para criar sua própria distribuição.

Se a nova distribuição sera melhor ou pior que a anterior, pouco importa: Darwin se encarregará de fazer a seleção das distros e as que estiverem mais adaptadas para determinadas funções serão certamente preservadas.:wink:

Abraços,
James.

Qua Mar 26, 2008 7:48 am
Responder   [ 5 mensagens ]