Epidemic Linux 1.0 - Versuri

Dúvidas ou problemas em geral na área gráfica do seu Epidemic Linux.
Versuri
Epidemic Administrador & Beta-Tester
Contato:

Epidemic Linux 1.0 - Versuri

Mensagempor Versuri » Qui Mai 03, 2007 5:22 pm

Vejam os screenshots do meu Epidemic Linux 1.0

:arrow: Icones: Crystal Diamond 2.6

Imagem Imagem Imagem Imagem

Meu micro:
Pentium 4 2.8GHz
Placa-mãe Gigabyte (tudo onboard)
Memória Ram = 768Mb
Banda-Larga = Vivax

Review (Live CD Epidemic Linux 1.0)[/b]
:arrow: Pontos Fortes:
- O Live Cd rodou muito bem e detectou placa de som, partições, pen-drives e internet sem necessitar nenhuma configuração;
- O BootSplash agradável e bonito, funcionando sem problemas tanto para ligar qto para desligar o micro (no Big Linux e Kurumin não funciona muito bem);
- Tema azul bem definido e não agressivo do wallpaper, pode-se melhorar o destque do logo Epidemic;
- Menu KDE bem organizado, mas podendo ser melhorado;
- Ícones padrão (alterei conforme o meu gosto nos screenshots);
- Ícones do /home bem diversificado e intuitivo;
- Conteúdo de programas pré-instalados bem definidos.

:arrow: Pontos Fracos:
- Achei o boot (live CD) mais lento que o Resulinux, Kurumin e Big Linux;
- O Splash (tela de inicialização do KDE) poderia ser melhorado (Ex. Lines);
- No menu do KDE apareceram repetidos alguns menus (Configurações e Menu Sistema);
- Falta um painel (já em estudo) para facilitar a instalação de codecs, fontes, configurações em geral, etc);
- Faltou um ícone no desktop para instalação da distro no hd (em outras versões como Ubuntu, Big Linux existe este ícone, mais intuitivo);
- Poderia ser incluído o superkaramba na iso;
- o botão do Menu KDE poderia ser o kbfx e conter o logo do Epidemic;

Ainda vou instalar no HD e adicionar mais pontos, porém já considero uma distro muito boa e com um forte potencial de crescimento.

Minha opinião: APROVADO
:arrow: Para conhecer a distro acesse http://www.epidemiclinux.org/index.html
Imagem
jamesbenedito
Desenvolvedor

Mensagempor jamesbenedito » Qui Mai 03, 2007 10:50 pm

Versuri,

Gostei muito dos seus screenshots. Muito legal estes ícones Crystal Diamond. Vou baixar o tema para ver melhor.

Além dos ícones, que outras alterações você fez no KDE, pois os menus estão com uma aparência muito clara e bonita.

Gostei muito de saber que o Epidemic detectou e configurou automaticamente todo o seu hardware.

Nos pontos fracos que você listou, os mais importantes me parecem ser o tempo de boot e o problema com a duplicação de patas no Menu K. Quanto aos demais creio que será bem simples superá-los.

A propósito as patas duplicadas apareceram desde o início ou depois que algum programa foi instalado? Os nomes eram exatamente iguais? Elas permaneceram duplicadas ou desapareceram depois de algum tempo?

Estou fazendo estas perguntas porque acho que a duplicação está relacionada com o sistema de integração de menus do Epidemic e as respostas podem me ajudar a solucionara o problema.

Abraços,
James.
Versuri
Epidemic Administrador & Beta-Tester
Contato:

Mensagempor Versuri » Sex Mai 04, 2007 7:38 am

jamesbenedito escreveu:A propósito as patas duplicadas apareceram desde o início ou depois que algum programa foi instalado? Os nomes eram exatamente iguais? Elas permaneceram duplicadas ou desapareceram depois de algum tempo?

James, o problema ocorreu depois que configurei os ícones e alterei o menu retirando os comandos mais usados porém rodei pelo Live CD e não sei se depois da instalação isso tb ocorre.

Sobre a instalação realmente necessita de um ícone no desktop pois para um usuário leigo não é tão fácil encontrar o comando.

Ontem rodei novamente o CD e percebi que não há splash, aparece o bootsplash (barra) e depois já entra no desktop, tentei instalar o Lines porém me apareceu a mensagem me pedindo para instalar o moodin, vou fazer isso.
Imagem
jamesbenedito
Desenvolvedor

Mensagempor jamesbenedito » Sex Mai 04, 2007 9:10 am

MensagemEnviada: *** Maio 04, 2007 12:08 pm Assunto: Responder com citação
Obrigado pelo retorno Versuri.

Vou tentar reproduzir o problema que você mencionou, pois é importante que seja corrigido para a próxima versão do Epidemic.

Colocar um ícone para o instalador no desktop é coisa simples e não vai demandar nenhum grande esforço.

Quanto ao Splash eu o removi propositadamente. É que, na minha opinião, o linux possui um processo de boot muito fragmentado.

Primeiro temos a tela de boot, depois a do bootsplash, em seguida vem a tela que antecede o Splash do KDE, normalmente negra ou pontilhada, depois vem a tela do Splash propriamente dita e só então entra o KDE.

Se houvesse uma forma de integrar as etapas de uma maneira harmoniosa, sem transições bruscas seria muito interessante. Mas até onde sei, não há como suprimir aquela tela negra ou pontilhada que aparece antes do Splash e, por isso, o processo de boot fica muito entrecortado.

A minha idéia em suprimir tanto a tela de boot do isolinux quanto o Splash do KDE foi a de deixar a parte gráfica apenas para o bootsplash. Assim o usuário tem a impressão de que o processo foi realizado de modo uniforme.

Veja bem, esta é a minha opinião sobre uma questão eminentemente estética. Se alguém me mostrar um processo de boot mais harmonioso, posso até mudar de idéia Wink

Abraços,
James

Voltar para “Ambiente Gráfico, Design e Screens”