Epidemic GNU/Linux

Blog

Criando wallpapers para o KDE

Introdução

O K Desktop Environment – KDE, um dos ambientes de trabalho mais utilizados no mundo open source, possui um recurso para o gerenciamento dos papéis de parede (wallpapers), que seleciona automaticamente uma imagem com a resolução mais adequada para o computador do usuário, evitando, dessa forma, que ela fique distorcida. Neste tutorial, vamos aprender como se cria, empacota, instala e distribui um wallpaper para o KDE.

Criando os arquivos necessários

Para organizar um pouco as coisas, vamos criar uma pasta chamada wallpapers dentro da nossa pasta home, onde os papéis de parede serão criados. Vamos criar também dentro da pasta wallpapers uma pasta chamada packages, onde iremos armazenar os arquivos compactados, prontos para serem instalados ou distribuídos.

epidemic@ebox:/$ cd ~
epidemic@ebox:~$ mkdir -p wallpapers/packages

Dentro da pasta wallpapers, vamos criar uma nova com o nome do papel de parede que será elaborado. No caso deste tutorial, vamos usar como exemplo o wallpaper criado para o Epidemic 4.0 Beta 2, então o nome da pasta vai ser Epidemic.

epidemic@ebox:~$ cd wallpapers
epidemic@ebox:~/wallpapers$ emkdir Epidemic

Com o Kwrite, ou qualquer outro editor de texto, vamos criar, dentro da pasta Epidemic, um arquivo chamado metadata.desktop, contendo a seguinte informação sobre o wallpaper:

[Desktop Entry]
Name=Epidemic
Name[pt_BR]=Epidemic
Name[x-test]=xxEpidemicxx
X-KDE-PluginInfo-Name=Epidemic
X-KDE-PluginInfo-Author=James Benedito de Oliveira
X-KDE-PluginInfo-Email=jamesbenedito@epidemiclinux.org
X-KDE-PluginInfo-License=LGPLv3

As variáveis desse arquivo devem ter os seguintes valores:

Variável Valor
Name Nome do wallpaper que será mostrado no aplicativo de configuração da área de trabalho do KDE.
Name[pt_BR] Nome do wallpaper traduzido para o português do Brasil. Outras traduções poderiam ser acrescentadas. Por exemplo “Name[de]” para a tradução para o alemão.
Name[x-test] O mesmo conteúdo da variável Name em inglês. Mas com duas letras x antes e depois do texto. x-test é uma linguagem auxiliar utilizada para depuração pelos tradutores do KDE.
X-KDE-PluginInfo-Name Nome que o KDE irá utilizar para procurar o wallpaper no sistema.
X-KDE-PluginInfo-Author Nome do autor do wallpaper.
X-KDE-PluginInfo-Email Email do autor do wallpaper.
X-KDE-PluginInfo-License Licença de distribuição do wallpaper.

Ainda dentro da pasta Epidemic, vamos criar uma pasta com o nome contents e dentro desta uma outra com o nome images

epidemic@ebox:~/wallpapers$ cd Epidemic
epidemic@ebox:~/wallpapers$ epidemic@ebox:~/wallpapers/Epidemic$ mkdir -p contents/images

Criando as imagens

Com o GIMP, ou qualquer outro programa de manipulação de imagens, crie uma imagem de 1920×1200 px, no formato jpg e salve-a na pasta Epidemic/contents/images com o nome 1920×1200.jpg.

Depois, vá redimensionando e recortando a imagem para salvá-la na mesma pasta com as resoluções de 1920×1080 px, 1600×1200 px e 1280×1024 px e com os nomes 1920×1080.jpg, 1600×1200.jpg e 1280×1024.jpg, respectivamente.

Por fim redimensione a imagem para 400×250 px, mude o formato para png e salve-a, desta vez na pasta Epidemic/contents, com o nome screenshot.png.

Após todo esse processo, a pasta do wallpaper Epidemic deve ter ficado com a seguinte estrutura:

Estrutura de arquivos do wallpaper.

Compactando o wallpaper

Primeiro vamos voltar à pasta wallpapers

epidemic@ebox:~/wallpapers/Epidemic$ cd ~/wallpapers

Para criar o arquivo compactado dentro da pasta packages, basta executar, como root, os seguintes comandos:

root@ebox:/home/epidemic/wallpapers# cp -a Epidemic packages
root@ebox:/home/epidemic/wallpapers# chown -R root.root packages/Epidemic
root@ebox:/home/epidemic/wallpapers# cd packages
root@ebox:/home/epidemic/wallpapers/packages# tar -czf Epidemic-KDE-Wallpaper.tgz Epidemic –remove-files

Instalando e testando

Para instalar o wallpaper, é só executar, como root o comando:

root@ebox:/home/epidemic/wallpapers/packages# tar -xzf Epidemic-KDE-Wallpaper.tgz -C /usr/share/wallpapers

Para testá-lo, precisamos clicar, com o botão do lado direito do mouse, na área de trabalho, escolher a opção Configurações de exibição de pastas, selecioná-lo na janela do aplicativo e clicar no botão OK.

Configurações da área de trabalho

Distribuindo o wallpaper

Se tudo estiver certo com o wallpaper que acabamos de criar, podemos distribui-lo, para que outras pessoas também possam conhecer e usufruir do nosso trabalho, enviando o arquivo compactado para sites como o http://www.kde-look.org e o http://www.opendesktop.org

Conclusão

Embora a criação de um wallpaper para o KDE exija um pouco mais de trabalho, o resultado final compensa o tempo investido, pois evita que o wallpaper fique distorcido e permite a inserção de alguns dados importantes sobre o wallpaper.

Publicado em: Tutoriais

Faça um Comentário: (2) →

2 Comentários

  1. Mateus junho 10, 2013

    Como que vocês equipe do Epidemic fazem uma desgraça dessa cadê o de 32 bits não estão mais disponíveis ,queria baixar esta droga estou cansado de tentar baixar estes Linux,que mal tem documentação e sem tem são tudo de 64 bits.

    64 bits suas pestes é para servidores e a maiores dos usuários brasileiros usamos Computadores Desktops,sua pestes como é que é que posso sair do windows em como,

    graças a isso,vou para o FreeBSD pelo menos eles possuem versões antigas e novas que suportam arquitetura de 32 bits,aprendam pessoal o diabo pode ser assustador mais ele é mais robusto e estável e seguro que o pinguim sou mais o FreeBSD ou OpenBSD

    responder
  2. Mateus junho 10, 2013

    Trisquel e Centos dão de 10 a zero no Epidemic eles sim são Linux de verdade eles tem arquitetura 32 e 64 bits suas antas

    responder

Faça um Comentário